Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mensagem da Palavra de Deus- Armaduras de Deus

Armaduras de Deus


Após os obreiros serem chamados, depois escolhidos, agora, vem a preparação para a obra, para a guerra espiritual, que todos os que seguem o evangelho de Cristo, são participantes.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6:10)

Após ter recebido várias instruções sobre conduta, sobre a obra de Deus, agora o Apóstolo Paulo diz, que o próximo passo é se revestir das armaduras de Deus.


1°- PARA ENTRAR NUMA GUERRA, É PRECISO SE ARMAR, QUALQUER SOLDADO QUE MILITA, SE PREPARA COM OS ARMAMENTOS NECESSÁRIOS E ESPECÍFICOS PARA AQUELA GUERRA.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;”  (Ef 6:11)

Quando Paulo diz para nos fortalecermos no Senhor, e vestirmos a sua armadura, demonstra claramente a nossa atitude pessoal na batalha, diz que de Deus virá a nossa força, mas também diz que nós devemos nos armar, porque seremos militantes nessa guerra, teremos uma participação ativa, pois, como veremos, só quem está numa guerra pode ser atingido por ela, por isso, querendo ou não, já estamos na batalha, e precisamos nos armar.


2°- É PRECISO CONHECER O INIMIGO, PARA SABER CONTRA QUEM ESTAMOS LUTANDO, E ENTENDER BEM QUAL É O NOSSO LADO, EM QUAL POSIÇÃO NOS ENCONTRAMOS, E TOMARMOS CUIDADO PARA NÃO ATINGIRMOS UM DOS NOSSOS:

V.12
“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Existem 3 verdades, nessa afirmação que estou fazendo, no 2° tópico acima:

A)-Saber contra quem estamos lutando:
Nossa luta não é contra as pessoas que ainda não conhecem a Cristo, Deus não tem prazer na morte e na destruição dos ímpios.

“Dize-lhes: Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva...” (Ez 33:11a)

Não devemos tratar os ímpios com desdém ou falta de consideração, nossa luta não é contra eles, mas devemos tratá-los com amor e pregar à eles o evangelho de Cristo.




B)- Precisamos saber de que lado estamos, e qual a nossa posição na guerra:

“Não vos prendais a um julgo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 CO 6:14)

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”   (Tg 4:4)

O mundo, não tem o Espírito de Deus, e são conduzidos pelo diabo.

“Sabemos que somos de Deus, e todo o mundo está no maligno.”  (1 Jo 5:19)

Não quero dizer com isso, que não podemos nos relacionar, ter laços afetivos com as pessoas que ainda não conhecem a Cristo, mas não devemos ser participantes de seus feitos, e vigiar, para não sermos participantes de suas blasfêmias e murmurações, e não sermos condenados com o mundo.

Nós somos filhos de Deus, o mundo, do diabo, sendo duro ou não de se admitir, e nessa guerra espiritual, devemos nos guardar de não nos contaminarmos com o mundo.

C)- Devemos tomar cuidado para não atingirmos um dos nossos:

“E João lhe respondeu dizendo: Mestre, vimos um que, em teu nome, expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porém, disse: Não lho proíbas, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
Porque quem não é contra nós é por nós.”  (Mc 9: 38 à 40)

Não devemos nos preocupar, no sentido de querer desmascarar aqueles que achamos que não são verdadeiramente crentes fiéis.

“Portanto nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará a luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então  cada um receberá de Deus o louvor.”  (1Co 4:5)

Nossa luta não é contra igrejas que consideramos inadequadas, nosso papel é pregarmos o evangelho da verdade, e mostrarmos Cristo ao mundo, através do testemunho de nossas próprias vidas, e quem não é contra nós, é por nós.


3°- A LUTA NÃO SERÁ FÁCIL, IREMOS PASSAR POR PROVAÇÕES, E ANGÚSTIAS E AFLIÇÕES ALGUMAS VEZES:

V.13
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Precisamos da armadura de Deus, pra resistir as aflições e perseguições, e esta armadura deve estar completa: “Toda a armadura”.
O DIA MAL        Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33b)

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Tn 3:12)

Para permanecer firme nos caminhos do Senhor, resistir as provações, o dia mau, é preciso estar armado com a armadura de Deus, pois certamente seremos provados, o próprio Jesus disse que não é o servo maior que o seu senhor, e se o perseguiram, também irão nos perseguir.


4°- PRIMEIRA PARTE DA ARMADURA= HONESTIDADE, SINCERIDADE, VERDADE E JUSTIÇA:

V.14
“Estais, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.”

A)- Devemos ser verdadeiros

“Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas essas coisas, como também, antes vo-lo dissemos e testificamos.” (1 Tl 4:6)

“Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.”  (2 Co 8:21)

B)- Cingir os nossos lombos com a verdade

A verdade deve cobrir as nossas costas, pois, quem é mentiroso, é mau falado e ninguém o respeita ou confia nele, mas aquele que é sincero e honesto, não há quem o possa acusar.

C)- A couraça da justiça

À nossa frente, deve brilhar a couraça da justiça, pois somente os justos serão salvos.

“Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de Seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.”  (Mt 13:43)

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”  (Mt 5:16)


5°- DEVEMOS VIGIAR ONDE PISAMOS, E O QUE LEVAMOS PARA ONDE VAMOS:

V.15
“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”

Devemos ser guiados pelo Espírito, no tocante a aonde ir.
“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (Jo 3:8)

Se estivermos descalços, os nossos pés entram em contato co o chão em que pisamos:

As impurezas do mundo, podem nos contaminar, se não estivermos calçados.
Quando o lugar em que pisamos, é santo, tiramos o calçado dos nossos pés, para que o nosso corpo entre em contato com o lugar, e sejamos purificados por ele.
Mas, quando o lugar é impuro, precisamos estar calçados, para não nos contaminar, pois, se o nosso corpo entrar em contato com as impurezas daquele lugar, nos tornaremos também impuros.


Para onde formos, devemos levar a paz de Cristo, e não contendas, aonde pisamos, a Paz de Deus deve estar conosco, e tomar o lugar.

“E quando entrares nalguma casa, saudai-a;
E se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz, mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.”  (Mt 10:12,13)

Não devemos estar no meio de contendas ou brigas, devemos sempre semear a paz.

“Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.” (Rm 14:1)

“Assim, que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.”  (Rm 14:13)

O evangelho da paz, é o evangelho da reconciliação e da vida, e não o da separação e morte.

“E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, com Elias também fez?
Voltando-se porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las...”  (Lc 9:54 à 56)  (isso por causa dos samaritanos que não quiseram receber a Jesus )

6°- PRECISAMOS NOS PROTEGER COM O ESCUDO DA FÉ:

V. 16
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

Na frente de todas as parte de nossa armadura, deve estar a nossa fé, pois, sem fé é impossível agradar a Deus, todas essas partes da armadura, são espirituais, para uma guerra espiritual, e é através da fé, daquilo que com os olhos carnais não podemos ver, mas que o espírito, através da fé nos concede usar.

Se a nossa fé, se enfraquecer, nós não resistiremos, assim como Pedro, que começou a afundar no mar, quando temeu.  (Mt 14:28)

“Sujeitai-vos, pois a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7)

Para que o diabo saia da nossa presença, temos que o resistir, e isso, com o escudo da fé.


7°- O CAPACETE E A ESPADA:

V.17
“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

É preciso crer na salvação divina, esse é o capacete espiritual que protege as nossas mentes, pois devemos crer com confiança, que Deus nos ama, e nos reconciliou com Ele, através do sacrifício de Cristo, se não cremos nisso, invalidamos o sacrifício de Cristo na cruz, por nossas vidas.

Só quem tem o Espírito de Deus, confessa o sacrifício de Cristo na cruz, crer na salvação, faz com que nos diferenciamos daqueles que apenas sabem que Deus existe.

“Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem.”  (Tg 2:19)

“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;”   (1 Jo 4:2)

A Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus:

      Jesus venceu o diabo na tentação do deserto com a Palavra, a nossa arma de ataque é a palavra.

Mas não contra os nossos irmãos, mas contra o diabo e seus principados.

“Há alguns cujas palavras são como ponta de espada, mas a língua dos sábios é saúde.” (Pv 12:18)

Mas, se o cristão não conhece a Palavra, estará indefeso, e não terá como atacar, nem terá como se defender, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.

Todas as partes da armadura estão ligadas, e todas só existirão e funcionarão quando se tem o conhecimento delas, logo, é preciso estudar a Bíblia para conhecê-las.


8°- ORANDO EM TODO TEMPO COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICANO ESPÍRITO E VIGIANDO NISSO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS. (V.18)

Em todo o tempo, devemos estar ligados com Deus, pois o inimigo de nossas almas não dorme e nem descansa.

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”  (1 Pe 5:8)

Também devemos orar um pelos outros e nos ajudar uns aos outros.
Quando um grupo de pessoas, é colocado para vigiar uma determinada coisa, 24h, é feito um revezamento, para que enquanto um descansa, o outro vigia, e assim, vice e versa, assim também deve ser o cristão, devemos orar uns pelos outros, para que enquanto um está fraco, o outro o ajuda, na sua fraqueza.


“Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.
Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificais-vos uns aos outros, como também o fazeis.”  (1 Tl 5:10,11)

“Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.”  (Rm 15:1)

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”   (Gl 6:1,2)


Devemos orar sempre, vigiar sempre, e procurar viver em paz com todos, e nos ajudando, para que todos sejamos revestidos do poder de Deus, e não venhamos a cair em tentações, e nas armadilhas do diabo.


Que Deus a todos abençoe!


Por: Renata Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário